Together, we create!

Meu “dízimo” ao open source

“Meu nome é Ricardo, tenho 38 anos e estou há 4 anos sem usar software pirata.”

Brincadeira a parte, sou grato ao @theologianIT por me mostrar um mundo livre de telas azuis e atualizações em horas indesejadas. No começo, como um bom usuário Windows, relutei em aceitar o novo e até achei que o objetivo do WineHQ  ou do dual-boot era me ajudar a permanecer no “mundo da lentidão“, mas o uso constante e diário do Slackware (distribuição Linux comunitária mais antiga) me fez entender que nem todo sistema operacional foi feito para travar ou atrasar meu trabalho.

Hoje, sou usuário Debian – sistema base para outras distribuições como Ubuntu, elementary, Mint e etc. – e dei adeus a pirataria de software proprietário saindo da esfera dos que acham que isso não é crime.

Estamos mergulhados em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história brasileira, mas quem acha que a corrupção é crime feito apenas pelos políticos e empresários se engana. Baixar e assistir filme pirata é crime, assistir um filme no Popcorn Time é crime, baixar, instalar, quebrar o código serial  e usar um software proprietário é crime, imprimir coisas pessoais na impressora da empresa que trabalha ou levar uma caneta para casa sem autorização, também é crime. A corrupção está em todas as esferas da sociedade.

Assim como meu sistema operacional é livre e de código aberto os programas que utilizo no dia a dia também são. Esses códigos não surgem do nada, alguém ou um grupo de pessoas e empresas estão escrevendo, mantendo e suportando esses programas para resolver um determinado problema que acaba ajudando muitas outras pessoas pelo mundo. Esses projetos não visão lucro inicialmente e são afetados constantemente com o desafio de financiar o desenvolvimento.

Recentemente me deparei com o post “New Year’s resolution: Donate to 1 free software project every month” e me perguntei: “Como não fiz isso antes?” Nada mais justo que contribuir mensalmente para projetos que utilizo no meu dia a dia.

Fiz um fork no GitHub do projeto “donate” feito pelo @joshtronic que lista alguns projetos open source e seus links para doação e estou tentando moldar com projetos que realmente utilizo periodicamente. Pretendo contribuir com uma quantia que não afetará meu orçamento mas que ajudará a financiar esses projetos.

Você, assim como eu, se beneficia com esses projetos? Que tal ajudar?

Publicado por

Ricardo de Carvalho

Webmaster, Coordenador de Programação e Programador PHP, JS e React - certificado pela iMasters Certified Professional - PHP e JS - Boas práticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>