UI – User Interface

User Interface ou UI, duas pequenas palavras que representam todo um universo. A todo o momento estamos em contato com interfaces de usuário, é algo tão comum e sutil em nossas vidas que grande parte do tempo não notamos sua presença.

Mas antes de começar, o que é UI?

UI é a interface visual que será apresenta para o usuário, ou seja, o meio em que o usuário ira interagir com o sistema, aplicativo ou software.

UI X UX

É quase impossível falar de UI sem falar de UX. Apesar de terem uma forte ligação e dependência entre si, UI é totalmente diferente de UX. User Experience(UX), como seu próprio nome já indica, é a experiência do usuário com o sistema, como ele vai se sentir em contato com o mesmo, tornando assim o UX algo mais intangível e abstrato. Enquanto a UI é a forma que o sistema ira se apresentar visualmente ao usuário por meio de formas, cores, interações, entre muitos outros recursos visuais, desta forma o UI é algo mais tangível e concreto.

É quase impossível se conseguir uma boa UX sem uma boa UI, assim como o inverso se torna quase impossível. Toda a interface deve ser projeta e desenvolvida para ser agradável ao usuário e também proporcionar uma boa usabilidade e experiência.

Desenvolvimento em Forma de Arte

Durante o desenvolvimento de uma interface, nos deixamos de ser desenvolvedores e passamos a ser artistas. Um dos principais focos deve ser a entrega de uma interface amigável, fácil de usar e compreender ao usuário final, quando se coloca esta preocupação em primeiro lugar é quase uma consequência uma design agradável.

Entretanto vale-se ressaltar aqui, que ao se encontrar no processo de desenvolvimento de uma tela, interface ou aplicação visual diversos fatores devem ser levados em conta. Como posicionamento de elementos, paleta de cores, formas e desenhos.

Todos os elementos do projeto devem ser cuidadosamente desenvolvidos com as cores, formas e posicionamentos corretos, assim como a comunicação entre si e a composição dos elementos deve ser harmoniosa e coesa.

Todos esses pontos são extremamente relevantes e atualmente existem inúmeras ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de uma interface de usuário, pode ser encontrado uma enorme opções de tecnologias, frameworks e microframewroks que auxiliam no desenvolvimento de uma interface, como Bootstrap, Sass, Vue, Angular,e inúmeros outros, que não só auxiliarão na usabilidade do seu projeto como irão ajudar em todo o desempenho.

Finalizando

Quando se trata de um sistema, software ou uma aplicação é extremamente importante pensar em no desempenho como um todo, entretanto é essencial reservar um tempo do projeto para que possa se realizar um bom trabalho em sua interface, apesar de em alguns casos ser extremamente convidativo desenvolver algo que seja apenas funcional, ao final do projeto o usuário final será o individuo que estará mais tempo em contato com nosso sistema, então pensar em tornar algo mais amigável e agradável para ele é extremamente importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>